Dicas e ajuda

Criatividade e Inovação: Conheça 10 dicas simples para ser uma pessoa mais criativa e inovadora no dia a dia

De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, a criatividade é uma das 3 habilidades mais importantes para um profissional do futuro. Está no DNA da Primato aplicar criatividade e inovação nas atividades. Por isso, separamos para você 10 dicas legais e práticas de como estimular sua criatividade com pequenas ações no dia a dia. Confira!

Dicas simples para ser mais Criativo e Inovador no dia a dia!

Assim como exercitamos o corpo e a mente todos os dias, a criatividade também precisa ser treinada diariamente para se desenvolver cada vez mais. E para que você possa treinar sua criatividade todos os dias confira essas 10 dicas simples (Fontes: Hypeness e Monkey Business):

1. Pare de reclamar, pense em uma solução

Aprenda a direcionar a mesma energia que gasta reclamando de alguma coisa que não concorda, para arrumar a solução para aquele problema. Pode ser qualquer coisa, desde um novo tipo de cadarço que não precisa amarrar, um chiclete que escove os dentes ou um transporte público mais eficiente.

2. Tenha curiosidade, acima de tudo, pelas pessoas

A criatividade sempre está envolvida em solucionar algum problema na vida das pessoas, por isso, devemos prestar mais atenção nelas. Converse com estranhos, observe as pessoas na rua – como estão vestidas, o que estão lendo, o que estão escutando – e por fim, pergunte sobre a vida das pessoas. Quanto mais conhecemos as pessoas, mais saberemos o que criar para elas.

3. Consuma entretenimento de qualidade

Para uma mente criativa usar todo o seu potencial, ela deve se alimentar de coisas que a façam pensar e refletir. Como programas que misturam jornalismo com humor, um formato diferente de reality show, filmes com um roteiro surpreendente e jogos de videogame com jogabilidades novas. Ficar consumindo sempre entretenimento de “empoeirar o cérebro”,coloca suas ideias na mesmice.

4. Treine sua criatividade em seus relacionamentos

Em princípio, vale de tudo: novos tipos de dar carinho, de falar “eu te amo”, de presentear, de manter contato. Então, aproveite as pessoas que você se relaciona, seja amizade ou namoro e coloque toda sua criatividade para fora e ainda aumentar a interação e intimidade entre vocês.

5. Observe as crianças

As crianças ainda não adquiriram os filtros sociais que os adultos tanto prezam, por isso, elas estão livres para criar, brincar, falar, correr, desenhar e inventar aquilo que quiserem. Observar o processo de como elas têm as ideais e como rapidamente colocam em prática, é quase uma aula de criação

6. Escreva suas ideias, tire-as da cabeça e anote-as

A mente mente. Se você confiar apenas na sua memória, com certeza vai acabar esquecendo de alguma ideia ou pensamento brilhante. Escreva o máximo de ideias que tiver, com isso, você analisa melhor o pensamento e deixa seu cérebro livre para criar outras. Usar o bloco de notas do celular ajuda bastante, ou escrever direto no BIP (banco de ideias primato) http://bip.primato.com.br

7. Siga seus instintos

Certamente, se todo criativo parasse de acreditar em sua ideia no primeiro NÃO, com certeza muita coisa que usamos hoje não existiria. Se você acredita na sua ideia e já refletiu bastante sobre as críticas que recebeu, não desista. Lembre-se que no começo da Apple, só o Steve Jobs e Steve Wozniak acreditavam no computador pessoal deles.

8. Tenha proatividade

Se você vir alguém precisando de ajuda, se ofereça. Ao te convidam para uma festa, colabore de alguma maneira. Se você ver algo errado onde trabalha, pense numa solução. Se você tem uma ideia,corra atrás para botar em prática. Desse modo, não espere que alguém te diga o que fazer, apenas faça.

9. Crie volume

É o mesmo princípio de um bom brainstorming. Primeiramente, trabalhamos na quantidade de ideias para, depois, trabalharmos na qualidade delas. O volume das ideias é importante para que esgotemos as possibilidades comuns e passemos para as mais criativas. Sim, ser mais criativo passa por ter mais escolhas nas mãos. Crie associações entre as ideias, as mais malucas provavelmente serão as melhores. Relacione ideias que nunca foram pensadas juntas. Isso gera novas ideias

10. Ideia fusível

Combinação de coisas que normalmente não andam juntas. Como no ponto anterior, conectar ideias muito diferentes criam ideias novas.

Neste sentido, em um recente estudo britânico, o neurocientista Paul Howard-Jones pediu às pessoas para criar histórias, dando-lhes somente três palavras. Para um grupo as palavras eram relacionadas, por exemplo, “escova”, “dentes” e “brilho”. Outro conjunto de pessoas receberam palavras não relacionadas, como “vaca”, “zip” e “estrela”. O grupo que recebeu palavras não relacionadas criou histórias mais criativas.

Portanto, para ser mais criativo, use analogia. E assim. encontrar semelhança entre elementos que no primeiro contato parecem diferentes. Ao contrário de listar “afiado” ou “corte” para uma faca, por exemplo, você poderia listar detalhes como “requer pressão para baixo para cortar.” Como essas características se aplicam a tudo o que você está tentando resolver?

Então, esse exemplo pode te ajudar a criar novas ideias a partir de detalhes muito simples.

Agora que você já sabe como ser criativo e ter ideias inovadoras, vamos lá não exite em inscreve-lá no nosso programa de ideias acesse: bip.primato.com.br

 
Anexos

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!